terça-feira, 4 de dezembro de 2012

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA


0515030 E.M IRINEU MARINHO 

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA

PÚBLICO: ALUNOS DO 1º E 2º SEGMENTO

ANO: 2012

“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma,
 quando não no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro...”
Gilberto Freyre, Casa Grande e Senzala


IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:


Tempo de execução: mês de novembro
Culminância: Dias 21 e 22 de novembro 
Característica: Projeto interdisciplinar.

BLOCO TEMÁTICO:


História, Cultura e Diversidade: Quais as coisas que fazem parte da nossa cultura que adquirimos por influência africana?

Ser humano, Direitos humanos e Igualdade: Como o negro é visto dentro da nossa sociedade?
Educação, ética e etnia: Valorização e respeito da nossa própria identidade.

MOTIVO:


Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre brancos e negros, constatou-se a necessidade de políticas específicas que revertam o atual quadro.

No campo da educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico

JUSTIFICATIVA:


Comemorar o dia 20 de novembro – Dia da Consciência negra, dedicando o mês de novembro, para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho espero que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.

OBJETIVOS:



  • Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
  • Entender e valorizar a identidade da criança negra;
  • Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;
  • Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;
  • Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.

DESENVOLVIMENTO:


O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos, experimentações e leituras.

POSSÍVEIS TEMAS A SEREM DESENVOLVIDOS:



  • vocabulário afro-brasileiro;
  • comidas;
  • cultura;
  • contos africanos;
  • danças;
  • músicas;
  • exposição fotográfica;
  • exposição de artes plásticas;
  • roupas e penteados afro-brasileiros;
  • poesias;
  • personalidades da cultura negra.

RESULTADOS ESPERADOS: 


Desenvolvimento de valores – conceitos e procedimentos; Apropriação de novas aprendizagens, a partir de reflexões e esclarecimentos sobre outras culturas.

No final, sempre com a orientação do professor, os alunos deverão organizar os conhecimentos que adquiriram, fazendo registros de suas atividades, com desenhos, esquemas, confecções e etc. E durante essas atividades várias atitudes e valores éticos e humanos podem ser trabalhados para a consolidação do conteúdo foco.

AVALIAÇÃO:


A avaliação deverá ser feita através de observações nas atitudes, atividades e envolvimento dos alunos. Podendo ser feita de forma diagnóstica, contínua e quantitativa. 

A avaliação do projeto será feita a partir das sugestões, através do ponto de vista dos educadores envolvidos nas ações e no decorrer do projeto.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:


Livro:“Menina bonita do laço de fita” de Maria Helena Machado, Ed. Ática,
Livro: “Declaração Universal dos direitos humanos” – adaptação Ruth Rocha e Otávio Roth, 2003;
Estudo de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos; 
Promover reflexões positivas de reportagens jornalísticas e textos da atualidade que tratam sobre o tema;
Livro: “O Cabelo de Lelê” de Valéria Belém, Ed. Nacional;
Ilustrações dos trabalhos de Candido Portinari – “Menina com tranças e laços”.

“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra”.
Bob Marley



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